sábado, 21 de março de 2009

A reforma ortográfica, by Pedro


A tal reforma ortográfica é uma chatice, mas não vou ficar fazendo conjecturas a respeito do que os velhinhos da ABL andam planejando. Só uma consideração: se iam fazer tanta bobagem, poderiam ter feito uma coisa boa eliminando a crase, não é mesmo? Afinal, pra que serve aquela m%$$¨% de acento agudo invertido? Bom, deixa pra lá.
A verdade é que a reforma ortográfica mexeu com a vida das pessoas, principalmente as que trabalham com comunicação e educação (me incluo no primeiro caso). No entanto, não são apenas esses profissionais que quebram a cabeça para se adequar às novas regras (olha a crase aí. Será que acertei???), meu pequeno herdeiro, o Pedro, já está fazendo sua parte, visando as reformas futuras, afinal, uma criança de três anos tem muito o que pensar, não é verdade?
Além das frases desconexas normais de uma criança, o Pedro inventou uma nova palavra, para definir algo que ele está mais do que certo: "concertezamente". Sim!
Pergunte ao Pedro: "quer um sorvete de limão?" (ele adora sorvete de limão), e vai obter a seguinte resposta: "concertezamente!". O que significa? Sei lá! Talvez algo que é mais do que certeza, uma junção de "certamente" e "com certeza". Mas, o fato é que, aqui em a]casa, nossa happy family já aderiu à nova ortografia de Pedro, e todos falamos "concertezamente". Isso ainda vai virar mania nacional, concertezamente!

Nenhum comentário: