sexta-feira, 3 de outubro de 2014

A vida é uma aventura, Pedro

Parece que foi ontem que você nasceu e quase cabia na palma da minha mão. Tinha medo de pegar você no colo, porque sempre parecia que ia parti-lo ao meio, ou derrubá-lo, tal fragilidade de ser tão pequenino. Acho que todo pai se sente assim, afinal, diferente da mulher, que tem esse instinto natural de mãe, nós somos naturalmente desajeitados. Mas sobrevivi aos primeiros dias, semanas, meses. E você também, rs.

Gostava de embalar você nos meus braços e tentar fazê-lo dormir. Sim, tentar, porque as longas madrugadas passavam e você insistia em ficar me olhando. Acho que esgotei todo repertório de músicas calmas que eu sabia e, pensando bem, acho que você não dormia porque me ouvir cantar era uma tortura, mas como você não chorava, achei que podia funcionar. O melhor mesmo era conseguir o milagre de fazer você pegar no sono e, ao colocá-lo no berço, você abrir os olhos como quem diz: "por que parou?"

O tempo foi passando e você deu os primeiros passos, deu seu primeiro chute, descobriu que correr por aí é um grande barato, descobriu que riscar as paredes era uma obra de arte e que pintar os balões com as falas dos personagens do gibi era muito legal.

Veio a escola e a angústia de não saber se você ia se adaptar, se você ia se dar bem, se ia gostar. Mas parece que tudo o que é difícil para um pai é fácil para o filho. Confesso que sou medroso em tudo que diz respeito a você, mas que pai não é?

Mudamos de lá para cá, daqui para lá e você crescia, se divertia, e dava tantas alegrias que mesmo os momentos mais conturbados foram superados, com dificuldades, mas sabendo que valeria a pena continuar lutando, porque não era o meu futuro que estava em jogo, mas sim o seu.

Nem tudo foram flores, mas que criança não tem seus momentos de teimosia e de traquinagens. Não fosse assim não seriam crianças. Perdi a paciência algumas vezes e me arrependi de todas elas.

E assim viemos até aqui. Nove anos depois você não cabe mais na minha barriga, apesar de insistir em deitar sobre ela. Hoje é um dia tão especial, que talvez nenhuma palavra seja suficiente para dizer o quanto você é importante e o quanto fez diferença na minha vida. Meu pequeno herdeiro Pedro, feliz aniversário! Espero que possamos passar muitos mais juntos e que sua vida seja essa grande aventura sempre, que começou nove anos atrás e deve continuar por mais 90, no mínimo.

Amo você carinha. Felicidades.

Nenhum comentário: