quarta-feira, 28 de julho de 2010

A violência é tão fascinante?

Quem lê jornais ou assiste TV deve estar cansado. Dificilmente você passará por qualquer desses meios de comunicação sem que a violência esteja lá, estampada, de forma banal, muitas vezes. Outro dia, enquanto zapeava pelos canais me deparei com a cena de um homem sendo assassinado. Não era filme, era vida real, no caswo, morte real. Câmeras de segurança captaram a cena e as TVs mostraram. Minha pergunta é: precisava mostrar?
O pior de tudo é que, antigamente, os apresentadores de telejornais avisavam quando uma cena seria forte demais. Atualmente, nem isso. crianças estão expostas a essa violência gratuita diariamente, sem nenhuma preocupação. A cena do homem sendo morto na porta  de um shopping foi exibida antes das 10h. gente, crianças vêm TV nesse horário, na maioria das vezes sem supervisão dos pais! É isso que queremos que elas vejam?
E não falo de esconder a realidade. A violência está aí para quem quiser ver, mas o sensacionalismo e a banalidade em nome da audiência estão cada vez mais transformando em normal algo que era pra ser o oposto. Não podemos considerar a violência normal! Que futuro esperamos para nossos filhos se começarmos a agir dessa forma. A violência deve ser combatida, não estimulada.
É caso Bruno pra cá, caso Mércia pra lá. Há muita coisa podre em terras tupiniquins. A pior parte é que somos estimulados a acreditar na culpa das pessoas antes que ela seja provada. O caso da escola base não ensinou nada para as pessoas. Acho que nem lembram mais que acabaram com a vida de gente inocente por causa desse sensacionalismo barato. E se o Bruno for inocente? E se o Mizael for inocente? Podem até ser culpados, mas até agora ninguém provou nada.
O fato é que a violência vende. Vende mais ainda sse houver um suspeito para considerarmos culpado. É muito comum ouvir conversas do tipo "Ah, esse aí nunca me enganou". Claro que enganou! estamos nos enganando o tempo todo com as pessoas, mesmo assim agimos como se a violência não fosse anomalia. Ela é! Não é natural. Mesmo que o ser humano seja instável, a violência não pode ser considerada natural.

Nenhum comentário: