sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

O Menino Jesus acredita em Papai Noel?

Eu juro para meus seis leitores que gostaria de escrever um texto sobre o Natal que enaltecesse a bondade, a solidariedade e o espírito natalino que toma conta das pessoas durante essa época do ano. E eu me sinto assim, com vontade de escrever essas coisas, mas cada vez que paro para pensar, percebo que perdemos a verdadeira essência do que é o Natal.
Andamos pelas ruas e vemos pessoas cheias de pressa com sacolas nas mãos e mais preocupadas com o que o amigo secreto vai pensar do presente que vai ganhar do que com a importância que um abraço terá para esse amigo secreto.
Lemos os jornais e vemos que o comércio comemora o crescimento nas vendas e o lucro recorde, mas não nos lembramos que para isso, trabalhadores praticamente abandonaram suas famílias e, com certeza, não levarão parte desse lucro para compensar o tempo dedicado ao trabalho.
Vemos grupos de jipeiros, roqueiros, motoqueiros e muitos outros fazendo campanhas natalinas para arrecadar brinquedos para crianças pobres e nunca perguntamos onde estavam essas pessoas durante o ano inteiro, quando faltou o arroz e o feijão na mesa dessa criança.
Ontem, dia 23 de dezembro, fui ver as luzes de Natal na avenida Paulista. Tudo lindo, um sonho para adultos e crianças. Eles realmente se superaram. Mas onde estava o Menino Jesus, aquele que chega nesse dia 25? Exceto em um presépio que estava dentro do Conjunto Nacional, fechado ao público àquela hora da noite, não vi nenhuma menção a Ele.
Mas, como fazer uma festa de aniversário sem o aniversariante? Não percebemos isso, porém, a figura de Papai Noel tomou conta do Natal. O Menino Jesus foi esquecido? Talvez não. Talvez esse pequeno ser que chega todos os anos no mesmo dia 25 de dezembro ainda esteja nas mentes e nos corações das pessoas, mas realmente, não sei se ele, o Deus Menino, acredita em Papai Noel.
Desculpem o desabafo. Um ótimo Natal para meus queridos seis leitores - que já são muito mais do que isso. Independentemente de acreditar no Menino Jesus ou no Papai Noel, que as luzes do Natal nos iluminem os 365 dias do ano que vai chegar.

Nenhum comentário: